Movimento Igreja Inclusiva

Por Gi Germano em 04/06/2023 às 00:01:24

Movimento Igreja Inclusiva

Vivência de hoje...

"Ide além dos muros!

Por uma Igreja Inclusiva e que se comunica com todos...

Movimento Igreja inclusiva, acolhimento e fé!"

Catequese inclusiva é uma proposta da Igreja de incluir os catequizandos com deficiência nos grupos paroquiais.

Super fácil!!!

Será?

Não é assim não!

Atualmente, a Igreja, principalmente as Catequeses, estão recebendo crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência e saber como realmente acolher eles e suas famílias está sendo um grande desafio para todos!

Hoje, foi realizado um belíssimo encontro no auditório da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com o tema central: Catequese Inclusiva!

Três pessoas a frente do Movimento Igreja Inclusiva:

- Ariana, mãe de Pedro;

- Michele, Terapeuta Ocupacional;

- Morgana, Psicopedagoga

Não tive a oportunidade de saber os nomes completos, mas aqui trago o relato do que presenciei...

Um auditório cheio de catequistas que desejavam saber sobre o movimento e compartilhar também seus medos e angústias que ocorrem em seus encontros catequéticos com crianças e jovens chegando com suas famílias em busca não só do acolhimento, mas também do apoio e da oportunidade de poder participar da Igreja de todas as formas, por exemplo Santa Missa e da Eucaristia.

Padre José Rui (Paróquia Nossa Senhora da Glória), faz parte da equipe do Movimento Igreja Inclusiva, ele como pároco, está em busca de informações, e orientações para saber como ajudar as inúmeras famílias que tem alguma criança ou jovem atípico, ou seja, é preciso a união nesta caminhada, pois, são muitos os obstáculos, e às vezes é preciso segurar a mão ou ser um apoio!

A Catequese precisa ser inclusiva em seus encontros, sair da caixinha, para atender a todos, é preciso saber quais as habilidades dos catequizandos para poder auxiliar em suas dificuldades, para isso é necessário a parceria com as famílias.

A ludicidade é um ótimo recurso para ser utilizada nos encontros catequéticos, ficar preso em livros ou inúmeras folhinhas como escola pode causar tédio, planejar encontros objetivos e claros para despertar o prazer e estimular o retorno de TODOS para os próximos encontros.

No dia 13 de maio de 2023 uma Santa Missa formalizou o Movimento Igreja Inclusiva, Ariana, mãe do Pedro participou deste momento... Por acaso eu falei que este Movimento teve início para que Pedro pudesse retornar às missas depois da pandemia?

Agora não só ele, mas outras crianças juntamente com suas famílias poderão participar das Missas, atualmente, as famílias fazem inscrições para que possam participar das missas inclusivas, o número de pessoas é limitado justamente para atender as necessidades das crianças e das famílias!

As missas acontecem na Capela de Santa Cruz, Praia Campista, aos sábados às 16h, mas é preciso entrar em contato com a equipe do Movimento Igreja Inclusiva para o agendamento.

Vivência super especial!

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki